Cafi - Entreamigos
Titulo: Entreamigos
Autor: Cafi
Curadoria: Sergio Cohn
12 fotografias na dimensão 32 x 48 cm
Impressão em papel Hahnemühle Photo Rag 308 g/m 2
Técnica pigmento mineral sobre p apel algodão
Edição de 100 exemplares
Cafi possui um olhar informado pelas artes e pela vida. Acima de tudo, um olhar íntimo, como se a câmera não fosse uma mídia, mas parte da ação registrada. Há, em cada foto, uma história em torno, uma viagem, um encontro. Há um gesto de prazer e a vontade de beleza compartilhada. De certa forma, Cafi é um fotógrafo que também está em cena, construindo coletivamente o que registra. Nessas imagens captadas, não há apenas o retratado, mas também a presença do retratista. Que ali permanece, como parte ativa de algo que transcende a fotografia e se espraia em música, em poesia e vida. É ali que Cafi fica. - Sergio Cohn
SOBRE O AUTOR:
Carlos da Silva Assunção Filho (Cafi) Nasceu em Recife, PE, em 1950. Viveu e morou no Rio de Janeiro, RJ, de 1965 a 2019.
Estudou gravura e pintura na Escolinha de Arte do Brasil (EAB), fundada por seu tio, o pintor Augusto Rodrigues, em 1948. E iniciou na fotografia aos 20 anos, após receber sua primeira câmera de presente de sua irmã. Entre as décadas de 70 e 90, realizou mais de 260 capas de disco, se tornando um marco em sua carreira. Dentre as capas: Clube da Esquina (1 e 2); Geraes, Minas, Milagre dos Peixes, entre outras (Milton Nascimento); Vai Passar e Cio da Terra (Chico Buarque); Vento Bravo (Edu Lobo); Beto Guedes; Geraldo Azevedo; Nana Caymmi; Toninho Horta; Fagner; Sarah Vaughan; Francis Hime; Jards Macalé; Turíbio Santos; Cristina Buarque; Lô Borges; Blitz; Alceu Valença etc.
Como fotógrafo e artista, se dedicou intensamente a pesquisar, se aprofundar e retratar seu país, o Brasil, com toda sua pluralidade. Participou em mais de 30 exposições sobre temas brasileiros, como "Sete Brasileiros“ (UNB), "Carrancas do São Francisco“’ (MAM, MASP), Índios Krahô (MAM, MASP), "Salve Getúlio“ (Museu da República), "Macunaíma" (Sesc), dentre outras. Esteve ao lado de Aloísio Magalhães na criação do Centro Nacional de Referência Cultural (CNRC), que tinha como projeto compreender o Brasil a partir de sua cultura para criar modelos de desenvolvimento social e econômico. E acompanhado de Miguel do Rio Branco, Walter Firmo e Pedro de Moraes, com texto de Darcy Ribeiro, publicou também a coleção de postais "Os Brasileiros".
As suas fotos podem ser vistas em muitas outras publicações: "Um Olhar sobre Paraty, Angra dos Reis e Ilha Grande"; "Brésil", editado pela Flamarion (Paris); "Imagem do Som", de Chico Buarque; "Imagem Escrita", em que fez dupla com Pedro Bial, em cartazes e catálogos de Deborah Colker (Velox), Intrépida Trupe e Dani Lima (Vaidade). Produziu ensaio fotográfico para a revista " Big" (NY), revista “O Carioca", Cancioneiro Tom Jobim, livro biográfico Milton Nascimento. Criou também cartazes para artistas, espetáculos e para vários museus brasileiros, entre eles o MASP, o Museu de Belas Artes do Rio, o Museus Imperial, o Museu dos Inconfidentes, o MIS SP, o MAM do Rio de Janeiro; Museu do Folclore (RJ), Casa do Pontal (RJ),Museu do Clube da Esquina, dentre outros.